quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Por que temos imagens de Jesus Crucificado?


“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que n'Ele crerem tenham a vida eterna” (Jo 3,14-15). A Cruz recorda o Cristo Crucificado, o maior Sacrifício de todos, o seu martírio que nos deu a Salvação. Por isso é que, desde tempos antiquíssimos, a Igreja passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive, como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, e símbolo mais perfeito da serpente de bronze que Moisés levantou no deserto para curar os israelitas picados pelas cobras porque O Filho do Homem nela levantado cura o homem todo e todos os homens, o corpo e a alma dos que nEle creem e lhes dá a vida eterna. 

Até o Calvário, a cruz fora tida como sinal de vergonha, maldição, execração. Com a crucifixão de Cristo, desde então, ela se tornou símbolo de triunfo e vitória. Se da cruz vinha a maldição e a morte, agora, da cruz vem todo o bem e toda a graça. A cruz não é uma divindade, um ídolo, feito de madeira, barro, bronze, mas ela é para nós santa e sagrada, porque dela pendeu o Salvador dos Céus e da Terra. Ela é o símbolo universal do cristão.

Com orgulho e devoção ela é a nossa marca, o sinal de nossa identidade. Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, a todo o momento, nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade, Pai e Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que pela Cruz o Senhor continua a derramar sobre nós. 


"A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina." (I Coríntios 1, 18)

"Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam a sabedoria; mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos;" (I Coríntios 1, 22-23)

"Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo."
(Gálatas 2, 19)

"Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." (S. Mateus 10, 38)

"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (S. Mateus 16; 24 )

“E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (S. Mateus 10, 38)

“E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” (S. Lucas 14, 27)

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." 

"Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." (Gálatas 6, 14)

"Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado." (1 Coríntios 2; 2)

“Porque há muitos por aí de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora digo chorando que se portam como INIMIGOS da CRUZ de Cristo” (Filipenses 3, 18)

“Espoliou os principados e potestades e os expôs ao ridículo, triunfando dele pela CRUZ” (Colossenses 2, 15)

“Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo.” (I Coríntios 1, 17)

“Se é verdade, irmãos, que ainda prego a circuncisão, por que, então, sou perseguido? Assim o escândalo da cruz teria cessado!” (Gálatas 5, 11)

"Os que vos obrigam à circuncisão são homens que se querem impor, só para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo" (Gálatas 6, 12)

“Reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade.” (Efésios 2, 16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário